Como saber qual fotógrafo contratar para o meu evento?
A memória falha e o tempo passa. O que nos faz lembrar do que já vivemos? A fotografia é a única ferramenta que tem o poder de eternizar um momento, mas isso não é novidade.
A questão é outra, é a pessoa que está por de trás da câmera, quem cria a foto, quem conta a história.
Como saber qual fotógrafo contratar para o meu evento?
Vamos lá.
O fotógrafo tem o poder de registrar o seu evento. Ele faz isso baseado em seu conhecimento prático, visão de mundo, estilo adotado e propósito de trabalho - se ele tiver - . Então, um fotógrafo vê diferente do outro, registra momentos diferentes e de formas diferentes. O equipamento pode até ser igual, mas a cabeça é diferente. Por isso, não é a câmera que faz um bom fotógrafo.
O conhecimento prático dele é o quanto ele conhece e domina o seu equipamento. Por que isso é importante?
Imagine comigo, você está se casando, um momento super importante e emocionante para você, mas o fotógrafo que você contratou está tendo problemas com o equipamento dele, não está dominando nem a própria câmera e acaba perdendo momentos importantes por conta disso. E momento perdido não acontece de novo.
Por isso o fotógrafo precisa dominar seu equipamento, para durante o evento dar atenção total aos momentos que nele acontecem.
A visão de mundo é aquilo que ele já viveu. As experiências profissionais e pessoais que ele já teve. Não podemos esquecer da bagagem visual que ele tem. Que se baseia nos fotógrafos que ele admira e estuda, os cursos que ele já fez e sua experiência na fotografia.
Como comentei antes, cada fotógrafo vê e registra diferente. Dessa forma, seus estilos de fotografia são diferentes. Primeiramente, contrate com quem você se identifique, que você goste. Entra aí a forma que ele fotografa, a personalidade dele e a edição que ele tem. Sabemos que o orçamento é importante, mas não adianta buscar apenas preço, no final o barato sai caro.
E por último, muito importante, o propósito do fotógrafo em fazer o que faz.
Eu, Leandro , tenho como propósito conhecer e fotografar pessoas e suas histórias de verdade; para expressar por meio da fotografia a essência e personalidade de cada pessoa.
Esse propósito não é só profissional, é pessoal, da minha vida. Porque acredito no poder que a fotografia tem, e busco usá-lo ao máximo fazendo o que eu amo.
Posso dizer com certeza que a fotografia não é mais só minha profissão, é meu estilo de vida. E estou vivendo essa vida há 3 anos, agregando à ela cada vez mais experiências e melhorando a minha visão de mundo a cada dia, livro, aula, viagem e trabalho.